Dia de São Roque

A data é uma comemoração tradicional entre a comunidade cristã católica, homenageando o santo que é considerado padroeiro dos inválidos e cirurgiões, além de ser o protetor contra a peste e demais epidemias.

Nascido em uma família rica e nobre, São Roque viveu no século XIII, na cidade francesa de Montpellier. Quando ficou órfão, teria distribuído toda a sua herança entre os podres e vivido como um peregrino andarilho.

São Roque viveu durante o terrível período da peste negra, na Europa, que teria devastado metade da população da época.

O andarilho se dedicou a curar e cuidar dos inúmeros doentes, passando pelas aldeias e levando a palavra de Deus para os enfermos.

São Roque morreu em 16 de agosto de 1327, na prisão por ter sido confundido com um espião. De acordo com a lenda, o carcereiro, que era manco de nascença, quando tocou no pé de São Roque para confirmar a sua morte, teria se curado imediatamente e começado a andar normalmente.

Dia de São Roque na Umbanda

No Candomblé e Umbanda, São Roque é sincretizado na figura do orixá Obaluaiê ou Omolu, responsável pela cura de doenças infectocontagiosas.

Oração a Obaluaiê / Omolu

“Casinha branca, casinha branca que eu mandei fazer para oferecer a meu pai Omolu, meu pai Omolu, seu Atotô Obaluaiê. Oi salve Mamãe Oxum! Saluba Nana Buruquê! Salve Atotô Olabuaiê…”

Fonte: https://www.calendarr.com/brasil/dia-de-sao-roque/

Entre em Contato

Preencha as informações abaixo, retornarei o mais breve possível.

Not readable? Change text. captcha txt

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/www/html/anibelli.com.br/web/wp-content/themes/jupiter/footer.php on line 223