Portaria amplia prazo para Guia de Trânsito Animal (GTA)
Presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, o deputado Anibelli Neto, do MDB, comemorou a portaria baixada pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adepar) que amplia de 60 para 180 dias a validade os exames de anemia infecciosa equina a contar a partir da data da colheita de amostra de sangue.
Esta portaria passa a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2020.
O deputado Anibelli Neto afirma estar “muito feliz” com esta portaria até porque exames sorológicos compravam que a anemia infeciosa não existe mais ou está muito pequena na Região Sul, por isso foi baixada uma portaria ampliando o prazo de validade.
A partir de agora – informa o deputado – toda movimentação, ou seja, toda saída da propriedade é preciso um Guia de Trânsito Animal, o que é um avanço para todo os que mexem com cavalgada, tropeada, CTG. “Uma bandeira nossa desde o primeiro mandato quando formalizamos a Frente Parlamentar em Defesa das Cavalgadas, Tropeadas e CTGs”, afirmou o deputado.
Foto: deputado estadual Anibelli Neto com o diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins e o gerente de Saúde Animal da Adapar, Rafael Gonçalves.