Parabéns à População de Marialva

História de Marialva

Em 1940, entre Mandaguari e Maringá, no meio do “estradão de terra batida que caminhava para frente”, trecho histórico do Caminho do Peabiru, a companhia de Terras do Norte do Paraná promoveu a criação da localidade e deu-se a denominação de Marialva.

Para seu desenvolvimento, atraiu pessoas de todas as Unidades da Federação com o objetivo de se dedicarem, principalmente, à cultura do café, para a qual as terras roxas e o clima subtropical se prestavam admiravelmente. A venda de lotes urbanos foi coroado de êxito e em pouco tempo dava amostra de uma nova cidade.

Em 1947, o Patrimônio era elevado à categoria de Distrito Administrativo, no município de Mandaguari e, em 14 de novembro de 1951, através da Lei nº 790, é desmembrado de Mandaguari, sendo assim criado o município de Marialva. Em 14 de novembro de 1952 é eleito o 1° prefeito de Marialva, Antônio Garcia Netto e no ano seguinte, através da Lei n° 1.541 de 14 de novembro, Marialva foi elevada à comarca, tendo seu primeiro Juiz de Direito o Dr° Leandro de Freitas Oliveira.

A partir da década de 1960, Marialva começa a anexar distritos em seu território, sendo eles São Miguel do Cambuí criado em 1961; São Luiz criado em 1967; Santa Fé do Pirapó criado em 1968.

A origem do nome “Marialva” é uma homenagem ao Marques de Marialva (“D. Pedro de Alcântara Menezes”) destro cavaleiro português, nascido em 1711 e falecido em 1799.[6].

Fonte : https://pt.wikipedia.org/wiki/Marialva_(Paran%C3%A1)

Entre em Contato

Preencha as informações abaixo, retornarei o mais breve possível.

Not readable? Change text. captcha txt
contenda filettijucas do sul