Parabéns à População de Querência do Norte

Histórico da Cidade de Querência do Norte

Em meados de 1950, Carlos Antonio Franquelo e Angelo Bortolli, diretores da Companhia Colonizadora Brasil-Paraná Loteamentos S.A ., proprietária de extensa área de terras localizada no então Distrito de Paranavaí, no Município de Mandaguari, resolveram colonizá-la, com a venda de lotes, dando início, assim, à formação de um povoado.
Quando os primeiros moradores estabeleceram-se na localidade, oriundos de vários pontos do País e, em sua maioria do Rio Grande do Sul, o povoado recebeu a denominação de Querência do Norte. Entre esses pioneiros podemos citar os nomes de Otomal Eberhaldt, Eugenio Lange, Alexandre Roglio, Arcângelo Otomal, Albino Otomal, Aureliano Bispo de Mendonça, José Braga, Francisco Cearense, Saturnino Ferreira, Ernesto Ribeiro, Daniel Silveira e os irmãos Zago.
O Distrito de Paranavaí, pela Lei Estadual nº 790, de 14 de novembro de 1951, foi elevado a município autônomo, desmembrado de Mandaguari, e daquela data em diante, as terras situadas dentro de sua jurisdição passaram a ter grande procura e, em vista disso, o território do povoado de Querência do Norte, coberto de densa mata virgem, atraiu maior número, ainda, de colonos e agricultores.
Em 1953, Querência do Norte foi elevado à categoria de Distrito Administrativo do Município de Paranavaí e, em 1954, a município.
O topônimo Querência é termo de gíria gaúcha e significa lugar querido, onde se quer viver. Foi dado pelos seus primeiros colonizadores que na maior parte, vieram do Rio Grande do Sul.

Distrito criado com a denominação de Querência do Norte, pela lei municipal n.º 13, de 05-08-1953, subordinado ao município de Paranavaí.
Elevado à categoria de município com a denominação de Querência do Norte, pela lei estadual n.º 253, de 26-11-1954, desmembrado de Paranavaí. Sede na localidade de Querência do Norte. Constituído do distrito sede. Instalado em 05-12-1955.
Pela lei municipal n.º 10, de 28-11-1956, é criado o distrito de Pôrto Brasília e anexado ao município de Querência do Norte.
Pela lei municipal n.º 9, de 23-11-1956, é criado o distrito de Paranaguaçu e anexado ao município de Querência do Norte.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Querência do Norte, Paranaguaçu e Pôrto Brasília.
Pela lei municipal n.º 11, de 20-08-1968, o distrito de Paranaguaçu passou a denominar-se Icatu.
Pela lei municipal n.º 12, de 20-08-1968, o distrito de Pôrto Brasília passou a denominar-se Porto Brasílio.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 3 distritos: Querência do Norte, Icatu e Porto Brasílio.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.
Querência do Norte é conhecida como a Capital do Arroz Irrigado, destacando-se pela tecnologia aplicada e tem oportunidade de mostrar com orgulho esta sua marca durante a Festa do Arroz que a cada ano torna-se mais interessante e caminha para ser um dos produtos turísticos para o município.
fonte : http://www.querenciadonorte.pr.gov.br//index.php?sessao=b054603368ncb0&id=1709

 

Entre em Contato

Preencha as informações abaixo, retornarei o mais breve possível.

Not readable? Change text. captcha txt
anibelli encaminhamento da emeenda 15dia mundial do solo