Quem produz estas jóias é chamado de joalheiro, e a sua profissão é homenageada com a criação do Dia do Joalheiro, em 15 de novembro. Atualmente, os joalheiros têm como desafio transformar metais preciosos brutos em obras de alto valor, pois devem acompanhar o mercado consumidor que cada vez é mais exigente na busca por inovações.
Os principais produtos produzidos pela joalharia têm forma de anéis, alianças, colares, tiaras, brincos, broches, abotoaduras, medalhas, pingentes e piercings.
Antigamente o ouro era considerado um sinal de poder e riqueza e era utilizado nos negócios e no financiamento de guerras, sendo raramente empregado na confecção de joias e objetos valiosos. Essa técnica só começou a ser utilizada na Europa durante a Idade do Ferro. Mesmo sem muitos recursos, os ourives conseguiam produzir belas joias e objetos decorativos.
Depois da 2ª Guerra Mundial, os clientes das joalherias passaram a comprar joias não só para uso próprio, mas também como investimento. Em meados do século XX, novas ideias e materiais passaram a ser utilizados pelos desenhistas de joias, tornando as peças mais atrativas e valiosas. Hoje a jóia além de ter o seu valor monetário, também possui um valor especial e significativo, como jóias herdadas de familiares, ou anéis de noivado e alianças de casamento.
Fonte:http://www.calendariodoano.com.br/datas/dia-joalheiro/