Audiência Pública discute quedas de energia no interior do Estado

A Audiência pública realizada na manha de hoje pelo Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar, liderado pelo Deputado Anibelli Neto, teve por objetivo discutir e buscar soluções para as quedas de energia ocorridas em várias regiões do interior Estado, que vem atingindo diretamente os pequenos produtores rurais, principalmente nas épocas de safra.

Compareceram o Superintendente de Engenharia de Operação e Manutenção da COPEL – Péricles José Neri, o Especialista em controle de qualidade da COPEL – Júlio Omori, além de diversas autoridades de Municípios que contam com grande concentração de pequenos produtores rurais, principalmente fumicultores.

Os representantes da COPEL trouxeram um levantamento de que os consumidores rurais tem fornecimento cinco vezes pior que outros consumidores, atingindo média de trinta quedas por ano, suportando cerca de 60h a 70h por ano sem energia.

Como forma de melhorar a qualidade da energia no interior, apresentaram o PROGRAMA MAIS CLIC RURAL, que visa a melhoria da qualidade do fornecimento de energia na área rural, com foco nas atividades agropecuárias com processos sensíveis a interrupções.

Apresentaram uma estimativa de investimento de R$ 500 milhões entre 2016 e 2018, sendo que as contratações devem começar já em 2015 e terão como mais beneficiadas as regiões oeste e centro-sul.

Serão beneficiados 68.000 consumidores diretamente e 600.000 indiretamente, contando com uma melhoria de 20% a 30% para todos os consumidores rurais envolvidos e, principalmente, com meta de redução de 50% a 75% nas interrupções acima de quatro horas para processos prioritários.

Provoquei os representantes dos Municípios ali presentes para auxiliarem a COPEL através da manutenção de um cadastro atualizado que indique quem são os produtores que utilizam processos sensíveis a interrupções, que são os mais prejudicados no caso de um corte de energia. Houve um comprometimento dos Municípios e os representantes da COPEL esclareceram como tal mapeamento facilita os trabalhos de manutenção, sabendo a qual propriedade se deve dar prioridade no reestabelecimento do sistema.

Foi abordada também a implantação do sistema trifásico, que deve ser implantado gradualmente nas áreas de maior necessidade no interior do estado.

Diversos participantes do evento questionaram o pagamento de indenizações por lucros cessantes ocasionados pelas quedas de energia. Os representantes da COPEL comprometeram-se a buscar uma maior celeridade na apreciação dos processos administrativos, mas explicaram que tal indenização só é paga quando fica comprovada a falha por parte da distribuição na prestadora e que, caso os agricultores se sintam prejudicados com o resultado administrativo podem buscar uma reparação na justiça.

Entre em Contato

Preencha as informações abaixo, retornarei o mais breve possível.

Not readable? Change text. captcha txt

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/www/html/anibelli.com.br/web/wp-content/themes/jupiter/footer.php on line 223