PMDB comemora 50 anos de história
O PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro – comemora hoje (24) os 50 anos de sua fundação. Seja pelo espaço político que ocupa, incluindo a vice-presidência da República, a presidência das duas Casas do Congresso Nacional, a administração de sete estados e de 998 municípios; seja pela sua trajetória histórica, o PMDB é reconhecidamente uma das maiores, senão a maior, agremiação política do país.
As raízes democráticas do PMDB tornaram-se profundas nos tempos em que o Partido, ainda com o nome de MDB, combatia o regime ditatorial que se instalou no país em 1964 e que perdurou por 21 anos. Foi também protagonista do movimento Diretas Já, nos anos 1983-1984, mobilizando a nação para exigir eleições presidenciais diretas.
Coroando a sua luta pela redemocratização do país, o PMDB comandou, já em 1988, a Assembleia Constituinte da Nova República, um registro histórico do chamado novo pacto nacional, por meio do qual foi dado destaque aos direitos individuais e às garantias fundamentais. Naqueles dias, as palavras de Ulysses Guimarães, um dos maiores líderes peemedebistas de todos os tempos, traduziam o sentimento nacional: “A nação quer mudar! A nação deve mudar! A nação vai mudar! A Constituição pretende ser a voz, a letra, a vontade política da sociedade rumo à mudança. Que a promulgação seja nosso grito: Mudar para vencer! Muda Brasil!”
De lá para cá o PMDB transformou-se no Partido das grandes causas nacionais e, aos 50 anos, reafirma-se como Partido de bases. Tem voz e não tem dono. Tem uma história rica, mas não se prende a ela. O Partido olha para o futuro. Reconhece que mais uma vez precisa enfrentar desafios. Dentre eles, reunificar a sua militância para a disputa das eleições municipais de 2016, e marchar uníssono para uma candidatura própria nas eleições presidenciais de 2018.
O Deputado Anibelli Neto saúda todos os peemedebistas pelo transcurso dos 50 anos de história do Partido, declarando seu orgulho de fazer parte do “PMDB de verdade”.
Fonte: PMDB