Anibelli Neto apresenta “Voto de Congratulações” à Coamo, que completa 50 anos

O deputado Anibelli Neto, do MDB, apresentou na sessão desta quarta-feira da Assembleia Legislativa, um “Voto de Congratulações” à Coamo – Agroindustrial Cooperativa, pelo transcurso, no dia 28 de novembro, de seus 50 anos.

Presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa, Anibelli Neto contou a história da cooperativa, sediada em Campo Mourão, lembrando que a Coamo foi criada em 1969, quando o engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, que integrava a antiga Acarpa, foi enviado àquela cidade para impulsionar a sua realidade rural. O solo da região – destaca o deputado – era impróprio para cultivo, por conta da acidez de suas terras, e o maquinário se limitava a apenas cinco tratores. Pelos campos, os plantios ainda eram tímidos e existiam somente algumas lavouras manuais de algodão, arroz e milho.

Por ele foram conduzidos os primeiros experimentos de trigo e de soja e, com o sucesso do plantio, as produções aumentaram e a preocupação se tornou para quem vender a safra recém produzida.

Dada a preocupação da venda dos produtos, Gallassini se uniu a Fioravante João Ferri, madeireiro do Rio Grande do Sul, surgindo a ideia de formar uma cooperativa. Os dois sabiam que este seria um passo importante para desenvolver a agricultura de Campo Mourão e oferecer uma vida melhor para os agricultores e suas famílias.

Após uma série de reuniões com lideranças do setor, nasceu então, em 28 de novembro de 1970, a Cooperativa Agropecuária Mourãoense Ltda (Coamo).

Anibelli Neto destacou que, desde então a Coamo vem crescendo exponencialmente, construindo uma história marcada pela inovação de seus processos produtivos e transparência junto aos agricultores associados.

“A Cooperativa é um exemplo do que acontece quando as pessoas se unem em torno de uma causa própria e vem cumprindo com louvor sua missão de gerar renda com desenvolvimento sustentável do agronegócio, com apoio direto dos funcionários para a sustentação das atividades dos cooperados como um todo, o que resulta na manutenção dos seus negócios e do bem-estar das suas famílias”, destacou o deputado.

Assista ao vídeo:

Entre em Contato

Preencha as informações abaixo, retornarei o mais breve possível.

Not readable? Change text. captcha txt