Anibelli Neto esclarece vantagens da criação da Região Metropolitana de Paranavaí em Audiência Publica com 17 prefeitos e representantes de municípios da região.
Na tarde da última quinta-feira (9/11), na sede da Associação dos Municípios do Noroeste do Paranaense – AMUNPAR, em Paranavaí, ocorreu a Audiência Pública proposta pelo Deputado Estadual Anibelli Neto para discutir a criação da Região Metropolitana de Paranavaí.
O projeto de lei de autoria do deputado Anibelli teve a ele anexado outro projeto apresentado por outros deputados, já passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná e agora tramita pela casa.
A proposta do evento foi esclarecer aos munícipios que podem integrar a região os prós e contras da instalação da Região, um compromisso assumido pelo Deputado na ocasião da aprovação do projeto na CCJ.
A convite do deputado Anibelli a doutora em geografia e técnica em planejamento urbano e habitação, Karla Cristina Batista de Franca, Conselheira Nacional do Poder Púbico Municipal no Conselho das Cidades, fez uma explanação detalhada, explicando que teve a oportunidade de acompanhar a criação do Estatuto da Metrópole, e que em nosso pais há mais de 90 regiões metropolitana já instaladas e que cada uma tem suas dificuldades e problemas e também seus avanços, a doutora explicou para os presentes como funciona uma região metropolitana e os papeis dos municípios presentes, além de citar muitos exemplos em todo o país de onde foram implantadas que trouxeram inúmeros benefícios para a população, como também para as administrações que puderam resolver problemas de transporte por exemplo e recolhimentos de lixo e aterros sanitários.
Para o deputado Anibelli, as maiores conquistas da criação de uma Região Metropolitana seriam as ligações telefônicas interurbanas que passariam a ser locais, programas sociais com vantagens, entre eles o Minha Casa Minha Vida (mais barato) e o transporte intermunicipal, por exemplo. Para o deputado que assumiu o compromisso de realizar a audiência com os representantes dos municípios na região, a ocasião serviu para um aprendizado sobre as vantagens e desvantagens de uma Região Metropolitana.
O encontro contou com 17 prefeitos da região e muitos representantes das cidades envolvidas e outros técnicos que também fizeram suas explanações.