Anibelli Neto homenageia Cambira com o título de Capital Estadual do Café Gourmet

A Assembleia Legislativa aprovou na sessão desta quarta-feira o projeto de lei 598/2020 de autoria do deputado Anibelli Neto, do MDB, que concede o título de Capital Estadual do Café Gourmet ao município paranaense de Cambira.

Da tribuna da Assembleia, ao pedir o apoio dos demais deputados, Anibelli Neto destacou que o município de Cambira se constitui numa referência na produção de café e o objetivo desta homenagem é fortalecer ainda mais a produção que é exercida predominantemente por pequenos produtores, enquadrados na agricultura familiar e que geram uma renda de 4 milhões de reais.

Localizado na região Norte central do Paraná, Cambira tem uma população estimada de 7.917 habitantes (IBGE 2020), com área territorial de 163,388 km² e a cafeicultura ocupa uma área de 450 hectares no município sendo que, destes, 440 hectares em efetiva produção.

Segundo o deputado, a atividade está presente em 177 estabelecimentos, e que existem 07 estabelecimentos comerciais na cidade que compram café dos produtores e outros 5 que cafeicultores que agregam valor processando parte da produção e comercializando-os torrados ou moídos.

O deputado destacou que as edições do Concurso Estadual Café Qualidade Paraná vêm há anos estimulando alguns cafeicultores do Município na produção de cafés especiais, fortalecendo a produção. Segundo Anibelli Neto, os concursos vêm estimulando os agricultores na produção de cafés especiais, diferenciados, uma bebida com classificação superior.

Muitos cafeicultores de Cambira que participaram dos concursos já foram premiados e dois, inclusive, alcançaram o 1° lugar no Concurso Nacional da ABIC.

A expectativa do deputado Anibelli Neto é que o governador do Estado sancione a lei até 22 de outubro, dia em que Cambira completa 60 anos, e desta forma poder realizar a entrega do título ao município junto com toda população.

Entre em Contato

Preencha as informações abaixo, retornarei o mais breve possível.

Not readable? Change text. captcha txt