Anibelli Neto participou da reunião da Comissão de Educação que reuniu Fundepar e APP- Sindicato para debater Fundo Rotativo. .
Integrante da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, o deputado Anibelli Neto, do MDB, participou na manhã de ontem (dia 20), da reunião que discutiu o Fundo Rotativo, instrumento de repasse de recursos aos estabelecimentos de ensino da rede estadual para a manutenção e outras despesas relacionadas com a atividade educacional.
A reunião da Comissão de Educação, com a presença de diretores da APP-Sindicato e do diretor administrativo-financeiro da Fundepar, Nereuvaldo da Silveira, teve por objetivo discutir as dificuldades e a burocratização na liberação dos recursos do Fundo Rotativo para as escolas da rede pública de ensino.
Segundo a APP-Sindicato, a preocupação de diretores e funcionários das escolas é em relação a questões burocráticas que acabam dificultando muito a administração das escolas.
O diretor da Fundepar, Nereuvaldo da Silveira, que assumiu o cargo no ano passado, concordou com a demanda, explicando que ainda estão sendo analisadas ações para facilitar a administração das escolas.
Agricultura familiar
Líder do Bloco da Agricultura Familiar na ALEP, o deputado Anibelli Neto há tempo luta para que os produtos para a alimentação escolar sejam adquiridos de pequenos agricultores, ou seja, da Agricultura Familiar, para valorizar os pequenos trabalhadores do campo, que precisam muito de incentivo de todas as áreas,.
O deputado pede para que se cumpra a Lei nº 11.947/ 2009, que determina que no mínimo 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) devam ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações.
O diretor da Fundepar garantiu, na reunião, que já foi realizado o contrato para aquisição dos produtos conforme a lei.
Na reunião de ontem ficou decidido que será elaborado um documento contendo as reivindicações dos professores para ser apresentado à comissão que o encaminhará formalmente à Fundepar e a outros órgãos do governo.
O deputado Anibelli Neto ainda sugeriu que a APP-Sindicato apresente o mesmo documento aos pré-candidatos ao Governo do Estado.
Representaram a APP-Sindicato no encontro seus dirigentes Walkiria Olegário Mazeto, Ralph Charles Wendpap, Elizamara Goulart Araújo, Nádia Brixner, Taís Mendes e Joselisa Teixeira de Magalhães.
Para o deputado Anibelli é importante a discussão para sabermos mais de perto a realidade das nossas escolas, levando aquilo que precisa ser melhorado aos órgãos competentes do Governo, “precisamos desburocratizar e tentar facilitar ao máximo a vida do nossos professores e diretores”