Anibelli Neto quer instituir Política de Incentivo à Erva Mate no Paraná

Em discurso nesta segunda-feira (19) na Assembleia Legislativa, o deputado Anibelli Neto (MDB), líder da oposição, defendeu que seja instituída no Paraná uma política de valorização da erva mate.

Líder do Bloco da Agricultura Familiar na Assembleia Legislativa, Anibelli explicou que participou na última quinta-feira (15), em São Mateus do Sul, de uma audiência pública para discutir o projeto de lei 553/2017, de sua autoria, que institui a política estadual de incentivo à erva mate.

“Todos os segmentos da cadeia produtiva se fizeram presentes, desde produtores, ervateiros, lideranças políticas e técnicos da Emater. A audiência pública foi um sucesso porque foi realizada no município que reúne 50% das ervateiras do Brasil, que possui uma cadeira produtiva muito forte”.

Participaram do encontro mais de 90 lideranças, como os prefeitos de São Mateus do Sul e Antônio Olinto, Luiz Adyr e Fábio Machiavelli; os presidentes das Câmaras de Vereadores de São Mateus do Sul e Antônio Olinto, Nereu Edmundo Dal Lago e Rinaldo Antonio Pelegrino; presidente do Sindmate, Ignácio Maria Carrau Supparo; presidente do Sindicato de São João do Triunfo, João Francisco; técnico da Emater, Antônio Ricardo Milgioransa, além de outras autoridades, proprietários de ervateiras, produtores e demais interessados.

Anibelli afirmou ainda que a cada dia são descobertas novas alternativas para o consumo da erva mate, como sorvete, cerveja, licor e cosméticos.

“Hoje em dia não se usa apenas a erva mate para o chimarrão, mas para uma série de outros produtos. Precisamos que o poder público se mobilize no sentido de baixar a tributação, de fazer um centro tecnológico de pesquisa, para que seja possível a descoberta de novas espécies, novos produtos, dando a oportunidade para o produtor utilize a erva mate como uma alternativa de renda”.
(Curitiba, 19/3/18) –

Entre em Contato

Preencha as informações abaixo, retornarei o mais breve possível.

Not readable? Change text. captcha txt