Audiência Pública discutiu plantio da safrinha da soja
Na manhã de hoje (29), o Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar, liderado pelo Deputado Anibelli Neto, e a Frente Parlamentar do Transporte Rodoviário de Cargas, coordenada pelo Deputado Nelson Luersen, realizaram uma Audiência Pública com o tema “Alterações no Plantio da Safrinha da Soja”.
O evento teve por objetivo debater a possível alteração nas datas de cultivo, antecipando a data limite para seu plantio para 31/12/2015, medida que torna inviável o plantio da safrinha, como forma de ampliar a defesa contra a ferrugem asiática.
Na ocasião, foram ouvidos representantes da SEAB, ADAPAR, EMATER, FAEP, OCEPAR e diversas entidades ligadas ao setor. Levantou-se a preocupação com a resistência da ferrugem asiática aos agrotóxicos existentes no mercado, expondo a necessidade de se respeitar o vazio sanitário para combater tal doença. Por outro lado, foi trazido o fato de que os agricultores paranaenses, principalmente os que atuam na região sudoeste do Estado, já estão preparados para realizar o plantio da safrinha, havendo comprado sementes, produtos químicos e efetuado todo o planejamento financeiro para sua realização. Além dos produtores, todas as empresas que trabalham diretamente no seu atendimento encontram-se prontos para atender ao referido plantio, sendo que a sua proibição acarretaria prejuízos inestimáveis a toda a região.
Após ouvir as explanações dos presentes, o Secretario da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, apesar de reconhecer a gravidade do avanço da ferrugem asiática, sinalizou a possibilidade de permitir o plantio da safrinha pela última vez em 2015, estendendo a data limite do plantio da soja para janeiro de 2016 para que os agricultores não sejam prejudicados. O Diretor Presidente da ADAPAR, Inacio Kroetz afirmou que serão realizadas pesquisas, admitindo a possibilidade de apoiar tal decisão desde que tais estudos demonstrem que a manutenção do plantio da segunda safra não irá prejudicar consideravelmente a saúde da lavoura na região.