Bloco da Agricultura Familiar realiza Audiência Pública sobre a cadeia do Frango de Corte
Na manhã de hoje (02) o Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar, liderado pelo Deputado Anibelli Neto, realizou uma Audiência Pública sobre o tema “Cadeia Produtiva do Frango de Corte na Região Metropolitana de Curitiba”.
O evento teve por objetivo principal oferecer alternativas aos avicultores que se viram prejudicados pelo fechamento de frigoríficos na região. Foram ouvidos diversos produtores, autoridades municipais, técnicos da EMATER e o Secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento – Norberto Ortigara.
Os produtores trouxeram a informação que o frigorífico do Município de Mandirituba incentivou investimentos (inclusive empréstimos) por parte dos produtores, mas em nenhum momento ofereceu um contrato. Nos momentos que antecederam o seu fechamento não pagou os últimos lotes de frango, nem ao menos ofereceu nota pelos animais adquiridos.
Na ocasião foi possível a apresentação de algumas opções rentáveis como alternativas à produção do frango, dentre as quais se destacaram o cultivo de morangos, cogumelos e uma diversificação de frutas, verduras e hortaliças, plantas medicinais, além da criação de coelhos, codornas ou gado de leite, aproveitando e adaptando as instalações das granjas.
O Secretário Ortigara destacou os esforços de toda a sua equipe na tentativa de manter o frigorífico funcionando, mas explicou que a situação se tornou insustentável e a única alternativa encontrada foi oferecer apoio técnico aos produtores para que buscassem outras opções para sua subsistência. Informou também que a equipe técnica da EMATER está sendo renovada e ficará à disposição dos agricultores e que, no futuro, a instalação de um novo frigorífico na região deverá ser analisada com cautela para não prejudicar os produtores.
Ao final do evento Anibelli Neto destacou a importância da troca de experiências entre produtores em busca de alternativas à avicultura, com a cultura de outros produtos. “E é isso que a audiência mostrou, a experiência de produtores que seguiram a vida cultivando outras culturas. O prejuízo por parte do frigorífico existe e isso a Justiça deve tratar. O objetivo do Bloco Parlamentar da Agricultura Familiar é oferecer aos produtores outras alternativas de produção para que continuem produzindo e gerando riqueza aos seus municípios e suas regiões”, concluiu.