Cerro Azul “A Capital Paranaense da Ponkan” realiza grande festa.

O deputado estadual Anibelli Neto, líder na Assembleia Legislativa do Paraná da bancada de oposição e também do bloco dos deputados da Agricultura Familiar, participou este fim de semana (24) no município de Cerro Azul da Festa Nacional da Ponkan e da 52ª Festa da Laranja realizada com a parceria dos produtores com a prefeitura municipal e outros apoiadores.
A festa e uma grande tradição da cidade, com muitas atrações e durante a sua realização reuni várias pessoas de toda região, trazendo desenvolvimento para o comercio local além de muita alegria para os participantes.
Capital Paranaense da Ponkan
Anibelli Neto, fez a entrega simbólica ao Prefeito Patrick e o vice-prefeito Porquinho, ambos do MDB, da Lei nº 19529/2018 de sua autoria que reconheceu a cidade de Cerro Azul como Capital Paranaense da Ponkan.
O deputado parabenizou a administração dos seus amigos Patrick e Porquinho, prefeito e vice, pela organização da festa, destacou ainda que o status de principal polo produtor da fruta foi conquistado com muito trabalho e dedicação pela população de Cerro Azul e que o título tem a intenção de fomentar a cultura da fruta e estimular o desenvolvimento econômico do município.
No total, o município de Cerro Azul colhe em torno de 3 milhões de caixas de 22 quilos de ponkan por ano, o que corresponde a cerca de metade da produção do Paraná. A produção rende R$ 25 milhões, 80% da renda da região.
Os trabalhadores de Cerro Azul, com 18 mil habitantes, dependem dos pomares, assim como 90% da economia da cidade, principal produtora do Vale. A maioria dos fruticultores pertence à agricultura familiar e luta para manter o município na liderança na produção da fruta.
Apesar de dificuldades encontradas pelo produtor, como a expansão da área de florestas, a geografia desfavorável e a proibição do trânsito e o comércio da fruta com ramos e folhas, que perdurou de 2009 a 2016, a produção vem crescendo ao longo dos tempos. Segundo levantamento da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), a área destinada ao plantio da ponkan no estado corresponde à 7 mil hectares, com uma produção de 110 mil toneladas. O município de Cerro Azul é responsável por metade desta produção.

Entre em Contato

Preencha as informações abaixo, retornarei o mais breve possível.

Not readable? Change text. captcha txt

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/www/html/anibelli.com.br/web/wp-content/themes/jupiter/footer.php on line 223