Dia de Reis

Também conhecido como Dia dos Reis Magos, é celebrado principalmente pelos cristãos. De acordo com a lenda, teria sido nesta data que o Menino Jesus, recém-nascido, recebeu a visita de três reis magos, os quais lhe trouxeram presentes simbólicos.

Chamavam-se BelchiorGaspar Baltazar e levaram para Jesus, respectivamente, ouro, incenso e mirra. Esses presentes têm cada qual um significado: o ouro indica o reconhecimento de Jesus como rei, o incenso, o reconhecimento de que ele é um ser divino, enquanto a mirra representa as características humanas de Jesus.

Conforme narra a Bíblia, os três reis teriam encontrado Jesus Cristo graças a uma forte estrela que brilhava durante a noite, a estrela de Belém.

Tradições

No Brasil, as festividades para o Dia de Reis são bastante fortes em algumas regiões do país devido à influência da cultura portuguesa nessas localidades.

Em Portugal, come-se o Bolo Rei, o qual tradicionalmente traz um brinde e uma fava no seu interior. Quem apanha a fatia de bolo que tem a fava oferece o bolo no ano seguinte.

Na Espanha, as crianças deixam sapatos na janela com capim dentro. A ideia é que os camelos venham comer a erva. Agradecidos por alimentarem seus animais, os reis deixam doces para as crianças no lugar da grama.

Tradicionalmente, é no Dia de Reis que se encerram as celebrações do Natal. É por isso que nesse dia a árvore, o presépio e restantes enfeites natalinos são guardados para o próximo ano.

Fonte : https://www.calendarr.com/brasil/dia-de-reis/

Entre em Contato

Preencha as informações abaixo, retornarei o mais breve possível.

Not readable? Change text. captcha txt