Dia do Fumicultor

O deputado estadual Anibelli Neto, líder do bloco da Agricultura Familiar na ALEP,  é o autor da lei nº 17.729/2013, que institui o Dia Estadual do Fumicultor, a ser comemorado no dia 28 de outubro.
Uma homenagem e também uma forma de reconhecer nossos trabalhadores do campo que praticam o plantio do fumo, estes que representam uma das atividades mais importantes da agricultura familiar, e ocupam cerca de 20% das lavouras paranaenses, colocando o estado como terceiro maior produtor de fumo do país, com 35 mil agricultores respondendo pela produção de 146 mil toneladas.

Origem do dia 28 de outubro
A data – 28 de outubro – em homenagem a fumicultura, foi definida na Assembleia da Associação Internacional dos Produtores de Tabaco (ITGA), ocorrida na Argentina, em 2012.
A partir desta decisão, representantes das Federações da Agricultura e dos Trabalhadores Rurais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (FAEP, FAESC, FARSUL, FETAEP, FETAESC e FETAG) e Associação dos Fumicultores do Brasil (AFUBRA), reuniram-se em São José/SC e decidiram apoiar a criação do Dia Mundial do Produtor de Tabaco.
Os dirigentes pretendem oficializar a data nos principais municípios e estados produtores de tabaco, sugerindo a formação de uma comissão com o intuito de percorrer Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Assembleias Legislativas e Governos Estaduais, com o propósito de fomentar a criação de leis que institucionalizem a data de 28 de outubro como o Dia Mundial do Produtor de Tabaco.

No Paraná a homenagem é consolidada desde de 2013 por proposição do deputado Anibelli Neto.

Entre em Contato

Preencha as informações abaixo, retornarei o mais breve possível.

Not readable? Change text. captcha txt