Dia Nacional da Abreugrafia

Esta data é uma homenagem à criação da técnica médica que permite a impressão de imagens de radiografias em papéis fotográficos. Esse método foi indispensável nos diagnósticos de doenças pulmonares e lesões no coração.

A abreugrafia tem este nome devido ao seu criador, o médico brasileiro radiologista Manoel Dias de Abreu (1891 – 1962), que inventou esta técnica em 1936. O nome da sua invenção foi oficializado num congresso brasileiro de tuberculose, em 1939.

Numa época onde o mundo era assolado por uma epidemia de tuberculose, a invenção do médico brasileiro possibilitou a identificação atempada da doença e, consequentemente, o aumento da probabilidade de cura dos pacientes. Devido à importância da sua invenção, Manoel Dias de Abreu chegou a ser indicado ao prêmio Nobel.

Manoel Dias de Abreu nasceu em 4 de janeiro de 1861, sendo este o motivo da escolha desta data como o da celebração do Dia Nacional da Abreugrafia.

A data comemorativa foi oficializada pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Isso foi feito através do Decreto nº 42.984, de 3 de janeiro de 1958, com o intuito de homenagear o trabalho do radiologista e dignificar a sua contribuição para o bem da pátria.

Fonte : https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-da-abreugrafia/

 

Entre em Contato

Preencha as informações abaixo, retornarei o mais breve possível.

Not readable? Change text. captcha txt
Ano NovoDia de Reis