Anibelli Neto | Deputado Estadual – Dia Universal do Teatro

Dia Universal do Teatro

A data homenageia uma das artes mais antigas da humanidade: a interpretação teatral.

Alguns antropólogos acreditam que as primeiras manifestações de interpretação teatral surgiram ainda nas sociedades humanas primitivas, quando o teatro era associado aos rituais de exorcismo dos maus espíritos ou para atrair fartura e fertilidade do solo.

Com maior entendimento do homem sobre as forças que regem a natureza, o teatro deixou de possuir um caráter ritualístico, passando a ser de cunho didático. Na Grécia Antiga, por exemplo, os gregos faziam representações de comédias e tragédias envolvendo os deuses e deusas de sua mitologia.

No Brasil, as representações teatrais surgiram desde o século XVI, com encenações sobre temáticas religiosas com a intenção de catequizar a população. No entanto, apenas com a vinda da família real portuguesa para o país, em 1808, foi que os primeiros teatros começaram a surgir no país.

Atualmente, o teatro é uma expressão artística que envolve muito mais do que atores e atrizes. Diretores, escritores, maquiadores, cenografistas e muitos outros cargos são de extrema importância para a produção de um espetáculo teatral.

No Brasil, ainda se comemora o Dia do Artista do Teatro (19 de agosto) e o Dia Nacional do Teatro (19 de setembro).

Fonte : https://www.calendarr.com/brasil/dia-universal-do-teatro/

 

Entre em Contato

Preencha as informações abaixo, retornarei o mais breve possível.

Not readable? Change text. captcha txt