Histórico de Kaloré

Com a influência das imigrações dos povos vindos de outros estados as terras do norte paranaense começaram a ser abertas por aventureiro que adquiriram seus lotes através das companhias de loteamentos.

A fertilidade da terra e as floresta verdejantes enchiam de entusiasmos os novos proprietários, que procuravam devastar as matas e formar suas lavouras de café.
O norte do Paraná tornou-se uma das maiores fontes de riqueza pelo produto da terra. Os lavradores fixaram, então, suas residências nas glebas loteadas, constituindo, assim família sólida.
Assim a gleba Kaloré foi colonizada pelas companhias comercial agrícola São Vicente e companhia melhoramentos norte do Paraná.
Heleno Justino da Silva, popular Gato Preto, vindo de Minas Gerais, em 1948, foi o primeiro que desbravou as matas, como funcionário das companhias mencionadas.
Há trinta e dois quilômetros da Jandaia do Sul, foi aberta uma pequena vila denominada Kaloré cujo nome é derivado do dialeto indígena que significa em língua Kaigangues ou Kaicãns (terra fofa, terra fértil, terra cultivável).
Com o decorrer do tempo chegaram novos pioneiros, que adquiriram seus lotes em Kaloré.
Assim no ano de 1949 já se encontravam no patrimônio as famílias: Impossetto, Fernandes, Darienso, Labegaline e Junqueira, que impulsionaram o progresso com abertura da serraria e estabelecimento comercial.
A principio não havia estradas, apenas picadas pelas quais seguiram dificultosamente animais e carroças.
Em 1950, o popular ″Gato Preto″ motou uma venda para fornecer cachaça, fumo e comida para os trabalhadores. Nessa época Kaloré pertencia ao município e comarca de Apucarana.
Em 1951, quando o patrimônio passou a pertencer ao município de Jandaia do Sul, tornaram-se mais fáceis as aberturas das estradas, trazendo o progresso mais rápido.
As famílias foram aumentando, casas foram construídas e o patrimônio foi crescendo.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Kaloré, pela lei estadual nº 4368, de 24-05-1961, subordinado ao município de Marumbi
Elevado à categoria de município com a denominação de Kaloré, pela lei estadual nº 89, de 07-08-1961, desmembrado de Marumbi. Sede no atual distrito de Kaloré. Constituído do distrito sede. Instalado em 08-12-1962.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permencendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte:http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=411310&search=parana|kalore|infograficos:-historico

 

Entre em Contato

Preencha as informações abaixo, retornarei o mais breve possível.

Not readable? Change text. captcha txt