Parabéns à População de Quarto Centenário

Histórico
Quarto Centenário é um município brasileiro do estado do Paraná. Sua população estimada em 2004 era de 4.821 habitantes.
Quarto Centenario município novo da federação, está em seu terceiro mandato, município com terras predominante roxas, seu forte é a agricultura – soja, milho, trigo; sua diversidade em agricultura esta começando a caminhar. Possui poucas industrias, sendo a mais importante a COAGEL, que é uma cooperativa, tem um comércio pequeno, seu conjunto de empregos é predominante rural. Tem um colégio estadual, na sede do município, outros colegios em seus distritos, escolas municipais na sede e em seus distritos. População em torno de 5.235hab.

Etimologia. Quarto Origina-se do latim ?quartu?, em relação a número ordinal e fracionário correspondente a quatro. (ABHF, FT).
Centenário – Vem do latim ?centenarium?, com referência à data que encerra o número cem . Segundo o dicionarista Antônio Geraldo da Cunha o termo ?centenário? designa adjetivo de cem anos.

Origem Histórica. A primeira denominação da localidade foi Barro Branco, em referência ao tipo de solo. Depois passou a chamar-se Gato Preto, em homenagem ao proprietário do primeiro botequim, conhecido por Gato Preto, homem forte de cor negra e bastante temido por todos. Somente mais tarde, em homenagem ao IV Centenário do Estado de São Paulo o lugar passou à atual denominação. O nome foi dado pela família do fundador da localidade, sr. Casemiro Gonçalves Moleiro.

A colonização iniciou-se em 1953. Consta que o primeiro a pisar o solo do lugar foi o sr. Vital Jacinto de Souza, com esposa e doze filhos, vindos de Florestópolis. Não demorou muito e estabeleceram-se as famílias de João Gonçalves Mendes, Amário Soares da Cunha, João Ambrósio da Silva, Reinaldo Krachinski, Jeová Abílio Ramos e outros.

Quarto Centenário foi elevado à categoria de distrito em 23 de setembro de 1964. O município foi criado através da Lei Estadual n.º 9.959, de 29 de abril de 1992, na sede do antigo distrito de Centenário, com território desmembrado do município de Goioerê. A instalação deu-se em 1º de janeiro de 1997.

Fonte : http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=412065&search=parana|quarto-centenario|infograficos:-historico

Entre em Contato

Preencha as informações abaixo, retornarei o mais breve possível.

Not readable? Change text. captcha txt