Parabéns à População de Rondon
História
O Município de Rondon é parte integrante da República Federativa do Brasil e do Estado do Paraná, exercendo a competência e autonomia política, administrativa, financeira e legislativa, asseguradas pela Constituição Federal, pela Constituição Estadual e por sua Lei Orgânica. Quanto às características gerais do território, Rondon está inteiramente compreendido na Zona Fisiográfica do Rio Ivaí, fazem parte da paisagem municipal a sede do Município, de nome Rondon, portadora da categoria de cidade, as comunidades e propriedades rurais. É reconhecido pelo código n. 412260, localiza-se na mesorregião Noroeste Paranaense e está agrupado na Microrregião de Cianorte.
“Entre os anos de 1946 a 1949, um grupo de arrojados desbravadores fizeram entradas no sertão paranaense, enfrentando toda espécie de dificuldades que o ambiente hostil oferecia, esses abnegados do progresso e desbravadores por índole a tudo conseguiram vencer. Formaram povoados, além do Rio Ivaí, e na região noroeste do Paraná. O município de Rondon é fruto desse pioneirismo desbravador, colonizador e civilizador.
No ano de 1946 o Sr. Leôncio de Oliveira Cunha, colonizador de uma gleba de terras na região, iniciou a abertura da área onde hoje se acha o município de Rondon. Esse heroico colonizador conseguiu a vinda de grande números de famílias que em pouco tempo organizaram suas vidas, e participando com fibra e dedicação, desenvolveram o progresso.
Em 1950, o povoado denominado Rondon em homenagem ao emérito civilizador do Sertão: Marechal Mariano da Silva Rondon (conhecido como Marechal da Paz e Patrono das Comunicações do Brasil de quem o Sr. Leôncio de Oliveira Cunha era admirador pelos seus trabalhos de desbravamento, da qual foi soldado e grande amigo). O povoado tomava forma com a presença de casas comerciais e de diversos agricultores que formavam as primeiras propriedades rurais, a boa qualidade das terras específicas para plantio do café, mais e mais famílias oriundas de diversos pontos do país.
No ano de 1952 com o grande surto de progresso foi elevado à categoria de Distrito Administrativo de Peabirú. Rondon fazia por merecer a criação de município e com a participação coletiva – e de constantes reivindicações, conseguiram o seu objetivo no dia 26 de novembro de 1954, através da Lei Estadual n. 2534, foi nomeado como Prefeito provisório o Sr. Leôncio de Oliveira Cunha.
A instalação do município de Rondon deu-se no dia 03 de Dezembro de 1955, dando-se a emancipação política administrativa desmembrando-se de Peabirú e com a posse do seu Prefeito, o Sr. Arthur Hartmam. No ano de 1957, Rondon já possuía porte de cidade em franco desenvolvimento, possuindo energia elétrica, cinema, grupo escolar etc.”
Fonte: VALOTO, Ivo Luiz. O Brasil e suas bandeiras históricas. 1. ed. Cianorte: Abril Cultural, 2005.
ASPECTOS ECONÔMICOS
Situação Agropecuária: Em Rondon, a atividade econômica iniciou-se pela exploração da madeira. Em 1970 o café predominava em grande produção. Em 1980 desenvolveu-se a pecuária, e em 1990 houve um desenvolvimento da cana-de-açúcar e da sericicultura. Em 1991 ainda predominava a plantação de cana-de-açúcar, sericicultura (bicho-da-seda), avicultura, apicultura, policultura e algumas confecções.
Atualmente a produção de cana-de-açúcar e avicultura predomina, porém podemos encontrar pontos fortes na economia municipal em relação à agricultura familiar, como fruticultura, sericicultura, olericultura, piscicultura, entre outros, além do ramo de confecção, comércio e serviços.
fonte:http://www.rondon.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=882&Itemid=145