Parabéns à População de Verê.
Histórico da Cidade de Verê.
O Município de Verê tornou-se Distrito Administrativo de Pato Branco, a partir da Lei Municipal nº 26 de 26 de junho de 1953. Em 1960 passou para a jurisdição de Dois Vizinhos, do qual foi desmembrado em 24 de junho de 1963, pela Lei Estadual nº 4.729. A sua instalação oficial ocorreu em 26 de outubro de 1963, tendo como primeiro prefeito Luiz Francisco Paggi. Além da sede existem dois distritos: Sede Progresso (criado pela Lei Estadual nº 5.603 de 27 de julho de 1967) e Presidente Kennedy (criado pela Lei Estadual nº 5.625 de 30 de agosto de 1967). A ocupação da área, que compõe atualmente o município, teve início no ano de 1920, e foi intensificada a partir das décadas de 1950 e 1960, com a leva de migrantes, advindos da região central de Santa Catarina e do norte do Rio Grande do Sul.
Significado da palavra “Verê” A palavra Verê é um advérbio de origem linguística Caigangue (homenagem ao cacique Caigangue Viry de Guarapuava, que foi amigo dos povoadores) e significa ‘’Sempre; Eternamente; Constantemente.”
Revolta dos Posseiros
O ano de 1957, ficou marcado na história de Verê, por um conflito de terras conhecido como “Revolta dos Posseiros” ou “Revolta dos Colonos”. Posseiros e representantes das companhias colonizadoras travaram uma batalha que resultou em várias mortes. À esquerda do Rio Marrecas e, após sua foz, continuando à esquerda do Rio Santana, começava a Colônia Missões, que desde o início do ano de 1940 vinha sendo disputada entre o Governo Federal, através da CANGO – Colônia Agrícola Nacional General Osório, cuja sede era em Francisco Beltrão, a CITLA – Clevelândia Industrial e Territorial Ltda e o Governo do Estado, que também tinha interesse naquela gleba de terra. No dia 2 de agosto de 1957 posseiros e representantes das companhias colonizadoras enfrentaram-se e algumas pessoas morreram. O objetivo dos colonos acabou sendo alcançado, o escritório de uma companhia colonizadora em Verê foi incendiado e houve uma retirada geral de Verê e do Sudoeste do Paraná. Em 10 de outubro do mesmo ano, um grande levante com milhares de posseiros tomou a cidade de Francisco Beltrão, demonstrando a decisão dos colonos de resistir aos representantes das companhias até mesmo com a morte.
Fonte : http://www.pmvere.pr.gov.br/institucional.php?id=2&modulo=6&idmen=20