Parabéns Floresta
A região correspondente ao Município de Floresta iniciou sua comercialização através da Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná na década de 40.
Em 1947 surgia, depois da abertura de rua picada no Quilômetro 12, a primeira venda, constituindo-se o ponto de pousada dos pioneiros e viajantes. O surto da expansão cafeeira na região foi fator fundamental no período inicial de colonização, aí então migraram famílias do Norte velho do Paraná (região de Jacarezinho),Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais entre muitos outros imigrantes provenientes de outros países.
Criado através da Lei Estadual nº 4245, de 25 de julho de 1960, e instalado em 18 de novembro de 1961, foi desmembrado de Maringá.
O primeiro desbravador da região foi o senhor Francisco Silveira da Silva, popularmente conhecido como “Chico Leiteiro”. Este aqui chegando em julho de 1944, efetuou a primeira abertura na mata, uma então “picada” de aproximadamente 1.000 metros, de sua propriedade até o local que passou a ser conhecido como “Quilômetro 12”, a estrada que interligava Maringá a Campo Mourão ainda não havia sido iniciada.
Na seqüência foram chegando a família Blanco (Água Caxias), a família Negrete (Bairro Negrete), João Cardoso (Água Taquaruçu), família Saturnino (Água Caxias), família Montilha (Taquaruçu), Daniel Severino Pinto (Taquaruçu) entre outras famílias que enfrentaram as agruras da região inóspita, com fibra e tenacidade transformaram a mata virgem em ricas lavouras cafeeiras.
Em 1947 surge a primeira “venda” (Casa de Secos & Molhados e Mercadorias em Geral) tendo essa como proprietário o Sr. Miguel Mansano (in memorian), instalada no quilômetro 12, constituindo-se no ponto de pousada para pessoas que se instalavam aqui com finalidade comerciais e desbravadoras.
O surto da expansão cafeeira foi o motivo principal da colonização, aí então migraram famílias do estado de São Paulo, Norte velho do Paraná (região de Jacarezinho), Santa Catarina e Minas Gerais entre muitos outros imigrantes provenientes de outros países.
FONTE : http://www.floresta.pr.gov.br/index.php?sessao=b054603368ncb0&id=1344