Parabéns Loanda

Loanda é um município brasileiro da região Noroeste do Estado do Paraná. Sua população estimada em 2014 é de 22 448 habitantes. A cidade é pólo na fabricação de torneiras e uma importante cidade na região do extremo noroeste paranaense. Localizada num ponto estratégico do Mercosul. Próxima a grandes cidades como Maringá, Paranavaí, Umuarama e Dourados (MS).
A cidade de Loanda teve seus fundamentos lançados em outubro de 1952, quando empresários paulistas adquiriram de particulares as glebas 15 e 16 a fim de lotear e revender em formato de pequenas propriedades. A Empresa Colonizadora Norte do Paraná, de propriedade dos empresários Irio Spinardi, Lino Spinardi, Sebastião Delfino Machado e Ásio Monticuco deu origem ao núcleo urbano, sendo que parte do territorio que atualmente formam o municipio (Glebas 9, 11, 21) foram vendidas por outras Empresas imobiliários e pelo Estado.
Os mesmo empresários em 1947 teriam empreendido um projeto parecido no interior de São Paulo dando origem a cidade de Dracena.
A ocupação do território ocorreu mediante a propaganda realizada em torno da fertilidade do solo, e possíveis riquezas obtidas com a produção cafeeira.
Segundo a história oficial, os primeiros habitantes foram Duarte Celestino de Oliveira, Antonio Locchetti, João Tavares de Souza e Moyses de Souza, que, com as respectivas famílias, ali se estabeleceram. Estes eram empregados da empresa imobiliária e ficaram responsáveis por direcionar as obras que deu surgimento ao núcleo urbano. Entretanto, pesquisas realizadas no tempo presente, tem reivindicado o papel realizado por trabalhadores paulistas, mineiros e principalmente nordestinos, no processo de reocupação da região.
A população teria origem na migraram de trabalhadores de diversas regiões do país ao longo das décadas de 1950, 1960 e os anos 1970. Em sua origem, a população foi formada principalmente por trabalhadores paulistas, mineiros e nordestinos (principalmente baianos e pernambucanos) que se deslocaram para a região em busca de trabalho na derrubada das matas e na produção cafeeira e interessados em adquirir terras que estavam sendo vendidas por empresas imobiliárias e pelo Estado. Com o tempo, o município passou a receber também população de estrangeiros chegando a formar comunidade de migrantes japoneses, espanhóis, portugueses e italianos. Após o anos 70, migraram para cidade algumas famílias libanesas, que atualmente, formam comunidade árabe na cidade.
A História econômica da cidade é dividida em 3 ciclos: produção cafeeira, pecuária e industrias de metais sanitários.
O topônimo, resultado de um concurso promovido pela empresa colonizadona em Tupã. Segundo relato do Senhor Ásio Monticuco (2012), a empresa promoveu em Tupã um concurso pela rádio, onde o nome vencedor ganharia um lote urbano na cidade. Segundo Monticuco, quem venceu o concurso foi o proprietário da maquina de beneficiar algodão da cidade, que propôs o nome de uma de suas filhas: Loanda.
Os habitantes do município são chamados de loandenses.
Fonte : https://pt.wikipedia.org/wiki/Loanda

Entre em Contato

Preencha as informações abaixo, retornarei o mais breve possível.

Not readable? Change text. captcha txt

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/www/html/anibelli.com.br/web/wp-content/themes/jupiter/footer.php on line 223