Parabéns Mariópolis
Já não estão mais aqui os donos das serrarias que tanto exploraram a madeira. Os que ficaram mudaram de ramo. As empresas que mais enriqueceram mudaram para outros lugares.
Assim, a sociedade vem alicerçando-se em pequenas e médias propriedades onde predomina a agropecuária.
Os que persistiram em fixarem-se neste município são na grande maioria descendentes de migrantes gaúchos, vindos das ‘’terras velhas’’ do Rio Grande do Sul: Caxias do Sul, Passo Fundo, Guaporé, Arvorezinha e outros lugares.
Mas temos a presença ainda dos Paranaenses natos, dos Catarinenses. Porém de outras regiões do Brasil registra-se um pequeno número de pessoas. Conforme dados do último senso Mariópolis está com 6.269 mil habitantes.
O Município no Espaço Regional da Mesorregião Geográfica do Sudoeste do Estado do Paraná. Esta mesorregião está dividida em três microrregiões, a saber: Capanema, Francisco Beltrão e Pato Branco (UNIOESTE; ITAIPU).
A mesorregião Sudoeste Paranaense está localizada no Terceiro Planalto Paranaense e abrange uma área de 1.163.842,64 hectares, que corresponde a cerca de 6% do território estadual. Esta região faz fronteira a oeste com a República da Argentina, através da foz do Rio Iguaçu, e ao sul com o Estado de Santa Catarina. Possui como principal limite geográfico, ao norte, o Rio Iguaçu. É constituída por 37 municípios, dos quais se destacam Pato Branco e Francisco Beltrão, em função de suas dimensões populacionais e níveis de polarização (IPARDES, 2003).