Corpus Christi
Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade (domingo seguinte ao Domingo de Pentecostes), normalmente com procissões em vias públicas.
O feriado facultativo de Corpus Christi em 2018 será no dia 31 de maio, quinta-feira. Vale lembrar que, mesmo sendo celebrado em quase todas as localidades brasileiras, o Corpus Christi não é oficialmente um feriado nacional.
Em 2018, todas as capitais brasileiras aderiram ao feriado de Corpus Christi. Órgãos municipais ou estaduais não terão expediente neste dia, nas localidades onde é decretado feriado. O comércio abre em algumas cidades, no entanto em horário diferenciado.
Significado de Corpus Christi
Corpus Christi é uma expressão oriunda do latim que significa “Corpo de Cristo”.
É considerada uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo.
Corpus Christi é Feriado Facultativo
O Corpus Christi no Brasil é um feriado facultativo e pode ser municipal. Isso significa que cada município deve estabelecer, através de decreto, se naquele ano o Corpus Christi será ou não feriado.
Grande parte dos governos municipais e estaduais também decretam ponto facultativo na sexta-feira que sucede o feriado de Corpus Christi.
A celebração de Corpus Christi é marcada por procissões em diversos estados brasileiros. A procissão é feita nas ruas, onde as pessoas podem testemunhar e adorar a representação do Corpo e Sangue de Cristo.
Curitiba
Em Curitiba, desde 2005, a procissão de Corpus Christi acontece na Avenida Cândido de Abreu, onde fiéis de diversos movimentos e expressões da Igreja confeccionam os tapetes para a passagem do Santíssimo Sacramento.
O evento começa com a Santa Missa, em um palco montado na frente da Catedral, na Praça Tiradentes. Em seguida, os fiéis saem em procissão com o Santíssimo Sacramento até o Centro Cívico, onde acontece a sua adoração e benção, dando testemunho público de sua fé.
Desde o ano passado não são realizadas procissões de Corpus Christi nos bairros de Curitiba, havendo apenas uma procissão buscando unir as paróquias e os fiéis das diversas partes da cidade para uma bonita demonstração pública de fé.
A Festa do Corpus Christi em Curitiba tem aumentado nos últimos anos. Em 2015, reuniu 30 mil pessoas, chegando a 50 mil em 2016 e a 100 mil pessoas em 2017. A partir de 2018, o evento passará a ampliar seu aspecto social, gerando resultados mais concretos através da arrecadação em massa de alimentos e agasalhos para o inverno curitibano. O evento traz fiéis não só de Curitiba, mas de outros municípios paranaenses e até mesmo de outros Estados, num espírito de harmonia e comunhão.
Neste ano a solenidade está sendo planejada para acolher ainda mais a população, marcando uma das maiores celebrações públicas voltadas para a família já realizadas em Curitiba. A programação inicia já na véspera de Corpus Christi, dia 30 de maio, às 19h, com vigília, momentos de adoração e apresentações. Já no dia 31, enquanto fiéis trabalham na confecção dos tapetes na Av. Cândido de Abreu, haverá festividades com adoração, shows e momentos de oração na Praça Nossa Senhora de Salette. Haverá também uma feira gastronômica durante a noite do dia 30 e também durante todo o dia 31 de maio. A partir das 13h, os fiéis são chamados para a Praça Tiradentes, onde um grande Coral das Comunidades irá realizar uma apresentação, seguida de animação com o Ministério Evangelizar é Preciso. A Santa Missa ocorre às 15h, celebrada pelo Arcebispo, Dom José Antônio Peruzzo. Após a missa, haverá uma grande procissão com o Santíssimo, em que é esperada a participação de milhares de fiéis, mostrando a unidade da Igreja numa demonstração pública de Fé.
Origem do Corpus Christi
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, mais precisamente em 1269. A Igreja Católica viu a necessidade de que as pessoas sentissem a presença real de Cristo.
De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé.
Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva.
O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.
Homenagem
Uma linda homenagem foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná aos irmãos católicos de Curitiba e Região, na noite do dia 17 de maio (quinta-feira) por proposição do deputado Evandro Araújo, a Assembleia Legislativa promoveu a Sessão Solene em Homenagem a Arquidiocese de Curitiba pela Festa Cristã Católica de Corpus Christi, que foi presidida pelo deputado Anibelli Neto.
A sessão também serviu para homenagear para destacadas personalidades, entre elas o arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo; o arcebispo emérito de Curitiba, Dom Pedro Fedalto; o padre José Aparecido, capelão da Assembleia Legislativa; diversos coordenadores setoriais das atividades dos ministros extraordinários da sagrada comunhão (MESC), e uma Menção Honrosa para Arquidiocese de Curitiba entregue ao Arcebispo
Fonte : https://www.calendarr.com/brasil/corpus-christi/