Comissão Especial da Reforma Política dá início a seus trabalhos com Audiência Pública
A Comissão Especial da Reforma Política constituída na Assembleia Legislativa, que tem como seu presidente o Deputado Anibelli Neto, deu início a seus trabalhos com a realização de uma Audiência Pública em parceria com o programa Câmara Itinerante, promovido pela Câmara dos Deputados, com o objetivo de ampliar o debate de temas nacionais e regionais, com intercâmbio de informações e acolhimento de sugestões que possam pautar as ações da Câmara Federal referentes, neste primeiro caso, à reforma política.
A reunião ocorreu na manhã desta sexta-feira (20), no Plenário da Assembleia, onde durante pouco mais de duas horas parlamentares estaduais e federais, prefeitos, vereadores e demais representantes de diversos segmentos da sociedade debateram e apresentaram sugestões sobre o processo de reforma política em curso na Câmara de Deputados, em Brasília.
O Presidente do Legislativo paranaense, deputado Ademar Traiano, abriu a reunião, que depois foi conduzida pelo presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Federal Eduardo Cunha. Também compuseram a Mesa Diretora dos trabalhos o Governador Beto Richa, os Deputados Estaduais Anibelli Neto e Marcio Pacheco, relator da Comissão Especial, o Relator da reforma política na Câmara, Deputado Federal Marcelo Castro, os Deputado Federais João Arruda, Giacobo, Felipe Bornier e Osmar Serraglio e o Vice-Presidente e Corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen.
Anibelli destacou a importância de discutir o tema com a sociedade e fez um apelo à do deputado Marcelo Castro para que, de fato, leve em consideração todas as sugestões feitas durante os debates com a sociedade.
Ao longo da sessão, parlamentares puderam expor suas posições sobre o processo de Reforma Política. Subiram à tribuna os Deputados Federais Sandro Alex, Alfredo Kaefer, Luiz Carlos Hauly, Sérgio Souza e o Deputado Estadual Felipe Francischini. Além dos parlamentares, vereadores e representantes de entidades da sociedade organizada também puderam subir à tribuna para fazer sugestões sobre o processo de reforma política. Durante o debate, o público pode encaminhar sugestões e perguntas pelo portal e-Democracia, canal da internet mantido pela Câmara dos Deputados para interação com os cidadãos.
Entre as questões abordadas durante a Audiência, merece destaque a afirmação por parte do Presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e do Relator da Matéria, Marcelo Castro, de que no que depender da Câmara dos Deputados a matéria será votada com a maior brevidade possível, estipulando que o término dos trabalhos deverá ocorrer até o final de maio. Asseguraram também que todos os pontos serão amplamente debatidos pelos parlamentares e, caso não se chegue a um consenso, a matéria será decidida pelo voto.
No discurso do relator da Comissão Especial de Reforma Política, Deputado Federal Marcelo Castro, foi apontada a grande influência do poder econômico como um dos principais problemas do atual sistema eleitoral brasileiro.